segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fabienne Bouvet e Samir Ferjani

mais um espectáculo patrocinado pelo CCF, " Une Rencontre entre Orient et Occident", a custo zero para os espectadores.
(no segundo vídeo, acho que não se percebe muito bem, mas o senhor diz que vão interpretar uma música brasileira, e que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, etc etc. na altura, ouvir falar de Portugal sem estar a contar, deixou-me logo de sorriso na cara! =D )



argélia #148





domingo, 30 de maio de 2010

"moon dogs"

no longínquo mês de Fevereiro (penso que foi em Fevereiro, no final), mais um espectáculo à borlix no CCF: "moon dogs", um espectáculo de dança. o cartaz do espectáculo dizia "Sala Cosmos, Riadh el Feth" (uma sala de cinema onde se fazem espectáculos, no centro comercial do monumento aos mártires), mas quando chegámos lá, a porta estava fechada. tinham transferido o espectáculo para as instalações do próprio CCF, mas avisos...é que nem vê-los! pas de problème! conseguimos apanhar um táxi ali ao lado e ala para o centro da cidade! chegámos a tempo de ver o início do espectáculo, e que grande espectáculo!





como andava com a máquina fotográfica atrás de mim, aproveitei para fazer umas fotografias (mais ou menos 300), porque o espectáculo pedia mesmo umas fotos!

nascimento do profeta

há uns tempos, falei aqui de uma celebração que existe por meados de Fevereiro, que é o nascimento do profeta. é mais ou menos assim.
(aconselho o seguinte. depois de clicarem no filme, clicar sobre o filme de novo, para abrir directamente no youtube. porque aqui no blogue o tamanho do filme fica cortado. não sei porquê).


os estalidos que se ouvem são iguais aos estalidos das bombinhas de Carnaval em Portugal. à noite, o efeito é este (sim, o festival prolonga-se pela noite).




argélia #147


argélia #146


argélia #145


quinta-feira, 27 de maio de 2010

impressões #18

- há dias fomos a uma sessão de curtas metragens argelinas no CCF. coisa tão estranha...
- nas "patisseries" (pastelarias), aqui do sítio, as montras estão sempre cheias de abelhas em cima dos bolos. diz a sabedoria popular que é um bom sinal, é sinal que os bolos são bons!
- há dias vi uma daquelas senhoras que andam todas tapadas (lençol no corpo, pano a tapar a cara, luvas. não havia pele à mostra!), com um anel de ouro enfiado na luva. enfim...
- há uma carrada de palavras portuguesas que se assemelham a palavras árabes. (a pronúncia em árabe não é como a portuguesa, obviamente, mas é parecida).
. alcântara = ponte
. algés = armada
. alcácer = castelo
. flan = fulano
. algarve = oeste
- primeira ida à praia com direito a banho na aguinha e tudo! foi uma experiência mais jeitosa. ainda assim, ver pessoas vestidas a tomar banho...é qualquer coisa de estranho, no mínimo!
- um argelino é capaz de andar uma manhã inteira de copo de café na mão, para o beber todo. eu sou capaz de andar uma manhã inteira de copo de café na mão, até encontrar um caixote do lixo onde deitar o copo.

impressões #17

- chocolate kit kat = 50 dinares (+- 50 cêntimos)
- chocolate kinder bueno = 70 dinares (+- 70 cêntimos)
- jornal diário "El Watan" = 10 dinares (+- 10 cêntimos)
- gelado tipo sorvete = 50 dinares (+- 50 cêntimos). com 1, 2, 3, ou 4 bolas. não importa a quantidade, o preço não muda!
- noutra gelataria, o mesmo tipo de gelado. 1 bola = 30 dinares. 2 bolas = 60 dinares. 3 bolas = 90 dinares.
- há dias, estava muito entretido a pensar na vida, e fiz um raciocínio que não lembra a ninguém. um dos meus avôs, foi ganhar a vida para Moçambique. o outro, para a França. eu, vim parar à África, num país onde se fala francês. tá justo...lol.
- primeira experiência de praia na Argélia. coisa muito bizarra!
- 11º Festival Cultural Europeu na Argélia. um mês de concertos à borla! =D
- há dias, num restaurante, o empregado que nos estava a atender soube que nós somos portugueses. diz-me assim:
- são portugueses?
- sim.
- então queria pedir-lhe um favor! se me pudesse arranjar um contacto, fosse endereço de e-mail, telefone, telemóvel, uma morada, qualquer coisa! se você me pudesse fazer o favor de me dar a possibilidade de contactar, de alguma forma, o Cristiano Ronaldo para lhe dar os meus parabéns por ser tão bom jogador, ficava-lhe eternamente grato!
- (ah, ok. sou português, logo conheço o Cristiano, logo tenho morada, telemóvel, etc e tal do dele). Tá certo, Tá certo, eu dou-lhe isso, vou ver o que posso fazer.
- muito obrigado! mesmo!
no fim, antes de sairmos, ele despediu-se, e,
- até à próxima. vão voltar, não vão?
- sim, claro. e trago o Ronaldo comigo da próxima vez que vier cá.
- A SÉRIO? QUE BOM!
- sim sim, a sério...

argélia #144


quinta-feira, 13 de maio de 2010

fado em Argel

Ontem, integrado no 11º Festival Cultural Europeu na Argélia, houve um concerto com música cantada em português. Pedro Moutinho veio a Argel cantar o fado. Ainda antes de o concerto começar, já o fado da vida atingia o guitarrista da guitarra portuguesa, que teve um ataque cardíaco. Foi levado para o hospital, e o espectáculo foi preparado sem guitarra portuguesa. Fado experimentalista português, podemos chamar-lhe assim.
se estivesse em Portugal, deixava passar um concerto de fado sem problema, nunca me despertou grande interesse. mas aqui, enfim...sabe a casa ouvir um faduncho português! =D
entre outras, o senhor Pedro cantou-nos esta música

as melhoras para o guitarrista da guitarra portuguesa!

argélia #130


quarta-feira, 5 de maio de 2010

qwan ki do

como eu achava que a minha vida aqui ainda não tinha a agitação que eu procurava (e como, desde que cheguei, que procuro (mais ou menos) incessantemente qualquer coisa para praticar, como actividade física), na semana passada começei a praticar uma arte marcial que se chama Qwan Ki Do. Não fazia ideia do que raio seria o Qwan Ki Do.
Encontrei isto no youtube.


persepolis

uma animação que conta a história da vida de uma menina iraniana.
podia muito bem ser a história de uma menina argelina, de maneiras que...há um sem fim de semelhanças entre o filme e a realidade que vejo aqui.

irmão, onde andas? (3)

continuo vivo e de boa saúde!
felizmente, não estou a sentir que estar aqui seja uma seca, que não há nada para fazer, que meti um travão de 6 meses na minha vida. pelo contrário. há sempre um jantar, ou um concerto, um filme aqui ou ali, as aulas de árabe, ou qualquer coisa para fazer.
e, assim, o tempo para escrever aqui encurta, e de que maneira! tenho tanta coisa para dizer, tanta foto para mostrar, alguns filmes para partilhar. espero, até ao fim da minha missão, ter tempo para conseguir fazer o quero. a ver vamos, como diz o cego.

argélia #122


domingo, 2 de maio de 2010

02 de Maio #1

lá longe, no Brasil, onde há calor, sol, praias, bronze, lixo no chão, desorganização, ladrões, assaltos, assaltantes e assaltados, meninos a pedir, corpos semi-nus, noites animadas (e muito legalizes!), onde há tambores, animação, dança, comidas boas prá cárâmbá, recuerdos e souvenirs que nunca mais acabam, bikinis pequenos, havaianas, pulseirinhas de meter no pulso, onde faz 30 graus e chove ao mesmo tempo...há uma jeitosa que hoje faz anos!

um beijo grande, e um xi-coração apertado, minha jeitosa! ;)
(houvesse metro daqui para Salvador, e hoje eu metia o dia de folga ;) lol)


argélia #119


02 de Maio

dia da mãe, pois claro.
como eu estou longe da minha, mas sei que ela passa todos os dias, sem faltar, aqui pelo meu espaço "internético", fica aqui um beijinho grande, dona isabel! =D
(a flor está um bocadito mirrada, eu sei, mas...o que interessa é a intenção, certo?)