segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

argélia #49


6 comentários:

  1. Ora estava eu aqui a escrever e às tantas...foi-se a ladaínha.
    Dizia eu:
    São malaguetas?
    Não se percebe bem.
    Perguntava também se por esses lados também há Harissa?
    Gosto das fotos que publica. Consegue captar as diferenças entre 2 civilizações tão diferentes como a Argelina e a portuguesa.
    Os mercados , toda essa parafernália de objectos que vendem, são a minha perdição.
    Uma pergunta: também têm o costume de pendurarem os borregos inteiros, do lado de for das portas, ao sol e à poeira dos carros que passam?
    Nem sei como não andam sempre de diarreia. EStão imunizados.
    Se a Asae por aí passasse...tinha que fazer.
    mãe i9

    ResponderEliminar
  2. Realmente a fotografia está um bocadinho escura, não se percebe muito bem. São tâmaras.
    Fiz uma pesquisa rápida no google, e sim, pelas imagens que vi, aqui também há Harissa. Um molhinho bem vermelho e picante, que se serve no início das refeições, é isso?
    Obrigado pelo elogio às fotografias. A ideia é mesmo essa. Tentar, enquanto estiver por cá, pôr uma foto por dia, e ao fim dos seis meses, conseguir retratar a Argélia por imagens. Parece que está a ser um trabalho bem conseguido! fico contente!
    Ainda não vi borregos pendurados do lado de fora das portas, mas não lhe sei dizer com exactidão se esse costume existe ou não. pode ser que exista em zonas mais pequenas, fora de Argel. De qualquer forma, sei que existe uma celebração que envolve a morte do "mouton" (o carneiro).
    Essa questão da imunidade é outra coisa que me espanta! É tudo servido à mão, não há propriamente regras de higiene bastante fortes, etc etc etc, pelo que imagino que esta malta tem um sistema imunitário fortíssimo! Devia haver alguém que viesse estudar estas pessoas, para ver o que têm de especial, geneticamente!
    E sim, a ASAE aqui tinha panos para mangas! E acredito que 90% das lojas ficava de porta fechada!

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a resposta.
    o Harissa é um tempero picante .Usa-se para temperar carne e fica muito bem no carneiro e nos couscous.Vende-se em frascos de vidro e tem uma cor do pimentão doce(colorau).Na sua composição entra:pimenta vermelha, colorau ou pimento vermelho,óleo de tournesol(que não sei o que é),azeite de oliveira e óleo de girassol,alho,especiarias e sal.
    Aqui em casa usamos para temperar o entrecosto. Fica uma maravilha nos grelhados, mas com cuidado,pois é altamente picante.
    Os carneiros às portas dos talhos :vi-os na Tunísia.Em algumas cidades mais pequenas e à beira das estradas, à torreira do sol.E parece-me que era tudo comestível. Só que estranhei ver o primeiro,mas quando olhei para o segundo, ainda a sangrar,jurei a mim mesma não comer dessa carne enquanto por lá andei. Mas sabe. tão bem quanto eu, que nesses países é bem difícil fugir a essa iguaria.
    Uma foto por dia dessas paragens e penso que dá para quem não conhece ficar a fazer uma ideia das "diferenças" entre países.
    E as mulheres não viram a cara nem a tapam quando o turista põe a máquina a jeito para tirar a foto? Parece que é hábito pedir para tirar fotos às mulheres. Então elas deixam, mas geralmente pedem umas moeditas como compensação.
    Mas, com espírito de observação e uma máquina com uma boa objectiva, conseguem-se fotos espectaculares.
    Que a nova máquina seja muito bem utilizada em prol da nossa infinita curiosidade.
    boa semana
    mãe I9

    ResponderEliminar
  4. Só tenho a acrescentar que as tâmaras argelinas são bem boas! :)

    Beijinho Paulo e continua!

    P.S. - Parece mal mas a verdade é que ainda não tinha vindo espreitar o teu blog... mas estou a gostar muito! Vou-me inscrever já como tua seguidora! ehehe

    ResponderEliminar
  5. obrigado inês!
    vou-te deliciar a curiosidade argélica! =D lol

    ResponderEliminar
  6. mãe i9,

    sim, cá o Harissa é muito famoso. se em portugal temos a manteiga, o patê e o queijinho como entradas no restaurante, aqui temos o harissa, temos uma espécie de molho feita com pimento (bem cortadinho), azeite e alho, e outra quantidade de molhos. e a molhenga continua na mesa para ser utilizada no prato também.
    ainda não vi nenhum carneiro nos moldes que me conta, mas sei que existe uma "celebração", dois meses depois do ramadão, que é a decapitação do caneiro, chamemos-lhe assim. e tem que ver com a história do Abraão querer sacrificar o filho porque o Deus pediu, mas o Deus disse-lhe para trocar o filho pelo carneiro. nesta altura acho que a coisa fica feia, pelo que contam, há mesmo sangue de carneiro a escorrer pelas ruas =\

    ResponderEliminar