quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

argélia #52



7 comentários:

  1. Aventura-se a andar sózinho pelas vielas estreitas daqueles bairros?
    DEve ser um homem encostado à parede sem nada fazer, não?
    E quando o calor aperta não há sombra onde os homens não estejam em grandes grupos. Das mulheres, nem sombra de alguma.DEsaparecem todas como que por encanto.Mas se se aventurar por alguns passeios pelos arredores, por zonas de cultivo, repare bem e veja se não são as mulheres quem trabalha na agricultura. Uma sociedade 100% machista.
    Concorda comigo?
    mãe I9

    ResponderEliminar
  2. Um homem encostado a uma parede sem nada para fazer, com certeza! como a maior parte dos homens por aqui. e as mulheres, bem...as mulheres não sei, porque, precisamente, elas mal se vêem!
    o que eu tenho ouvido dizer a pessoas de cá, ou a portugueses que estão por cá há mais tempo é que, apesar de toda esta aparência, em casa quem manda é a mulher, e ela é que corta e coze. no entanto, o homem é que pode andar na rua depois de anoitecer, o homem é que fica na "zona nobre" na mesquita, o homem é que isto, o homem é que aquilo. diria que sim, que estes meninos estão bem carregados de machismo.

    ResponderEliminar
  3. esqueci-me de dizer uma coisa. aventurar aventurar, por norma não. muito menos neste sítio. esta foto foi tirada na Casbah, a cidadela, zona muralhada, cidade antiga (como se preferir) de Argel. é uma zona bastante característica (e bonita!), mas não é de todo aconselhável andar por lá armado em turista de máquina na mão. desta vez, fui com mais uns amigos numa visita guiada, com um guia que é de lá. de qualquer forma, há outra zonas da cidade onde a aventura é possível, e só assim se consegue conhecer isto como deve ser!

    ainda em resposta a uma pergunta sua noutro post, as mulheres por norma não gostam muito das objectivas apontadas para elas, não. mas às vezes é preciso algum atrevimento para conseguir uma boa foto ;)

    ResponderEliminar
  4. É um país com diferenças abismais de hábitos entre as populações de norte e sul. Só há bem pouco tempo eu soube que na zona do deserto argelino os tuaregues, -que se caracterizam por serem homens de estatura elevadíssima e muitos de olhos bem azuis-,dizia eu que , aí são eles que se vestem todos de negro, tapando a cara, enquanto que, as mulheres (pasme-se....) andam destapadas e até têm hipótese de escolherem os maridos e podem viver maritalmente com eles antes de casarem.
    lol lol (estão a evoluir...).
    Mas não saia daí sem fazer uma incursão pelo deserto.Mas como por essas bandas ele fica bem longe, não sei se terá oportunidade.Mas se tiver, não a desperdice. Vai adorar.
    E já agora uma pergunta: não acaba por se sentir com uma grande calma interior em todo esse ambiente tão diferente do nosso?
    boa semana de trabalho e não só. Boas fotos.
    mãe I9

    ResponderEliminar
  5. é um país que de uma ponta à outra tem mais ou menos 2000km, qualquer coisa como Lisboa-Amesterdão, por exemplo).
    é um país que tem mar, tem deserto, tem montanha, tem neve, tem planície. tem o povo das montanhas, o povo do deserto. em termos culturais, gastronomia, paisagem, etc etc, é um país riquíssimo! é uma pena estar como está...
    já nos falaram dessas diferenças entre norte e sul no que diz respeito às mulheres. que mundos tão opostos no mesmo país!
    estão várias visitas ao deserto na forja! =D
    não, por acaso não sinto uma grande calma interior neste ambiente tão diferente do nosso. não, porque este ambiente não é assim muito "zen". puxa mais ao stress que à calma.

    ResponderEliminar
  6. Mas vai gostar do deserto.E se pernoitarem numa tenda aquecida e com comida feita pelos guias,podem ver o mais bonito pôr do sol das vossas vidas. E nunca viram as estrelas de igual modo.Tão brilhantes, tantas e algumas estrelas cadentes também. É bonito!

    ResponderEliminar
  7. já me disseram que nessas viagens pelo deserto, com guias, normalmente os guais andam com uma cabra morta no porta bagagens, e é essa cabra que vão cozinhando durante a viagem para as pessoas.
    ainda assim, acredito que o deserto é bem bonito, claro que sim! =D

    ResponderEliminar