segunda-feira, 19 de abril de 2010

impressões #16

- há dias falaram-me de um ritual bastante "interessante" que existe por aqui. carinhosamente, vou-lhe chamar "ritual do cabaret". portanto...nos cabarets, nas boîtes, nestes sítios da má vida (lol), existe, ao que parece, um ritual que consiste no seguinte: está uma pista cheia de pessoas a dançar, e de repente entra um gajo. passarão de asa aberta, a dançar como manda a lei. enquanto dança, começa a deitar notas de 1000 dinares (+- 10 euros), para o chão, e deita as que lhe parecer bem deitar, na altura. ao contrário do que eu pensei, quando me falaram do ritual, não há uma luta sangrenta para ver quem fica com mais notas. as pessoas começam, calma e civilizadamente, a abandonar a pista. e o passarão de asa longa (e aberta), fica na pista, a dançar com a rapariga que escolher. ou as raparigas, depende do peito do passarão. quando a música acaba (ou quando ele se farta, não percebi bem), abandona a pista com as passarinhas. os seguranças do espaço chegam logo se seguida, recolhem as notas e levam-nas directamente para os cofres do sítio. as pessoas tornam a encher a pista, até que um outro passarão se lembre de vir espalhar magia (leia-se, notas de 1000 dinares).

coisas de Portugal na Argélia:
- há dias, numa deslocação a um gabinete, para recolher informação para um trabalho, chamaram alguém do escritório onde estávamos, para fazer uma pergunta sobre um assuntos específico. a pessoa entra na sala com um casaco de fato-de-treino vestido. ri-me logo para dentro, porque ir trabalhar com um casaco de fato-de-treino vestido...enfim. depois vi que o casaco era da selecção de Portugal. só podia ser um bom presságio!
- num fim-de-semana que fui passear até Oran, uma cidade aqui "ao lado" de Argel, aconteceu quase a mesma coisa. Fomos visitar um forte espanhol, e no meio dos visitantes, lá andava um puto com uma t-shirt da selecção de Portugal. outras vezes, vêem-se os Ronaldos argelinos, a jogar à bola de pé descalço.
- uma vez, numa mercearia, um gajo perguntou-me se era português. disse que sim. "ah, logo vi, pela língua que estás a falar!" respondi-lhe "pois...". "sabes...a minha avó era portuguesa! é um grande prazer para mim encontrar um português aqui em Argel!". por acaso não sabia de onde era a avó dele, mas entretanto ligou-me a dizer "era da Madeira. conheces?".
- esta malta é muito curiosa, e quando ouvem alguém a falar "esquisito", começam logo a mandar bitaites sobre a nossa nacionalidade. russos, espanhóis, italianos, alemães, às vezes ingleses, somos de todo o mundo, vá! um dia apercebi-me que eles têm muita dificuldade em saber onde fica Portugal (a maior parte, pelo menos), e comecei a fazer um "jogo". em vez de dizer de onde sou, dou pistas. os diálogos são hilariantes!
- Rússia?
- não! ui...o meu país é bastante longe da Rússia!
- ai sim? onde é?
- diz-me tu de onde achas que sou.
- Itália?
- não.
- Alemanha?
- não.
- Espanha?
- não. mas é ao lado da Espanha!
- França! é isso! França, já sei!
- não...é do outro lado da Espanha.
- ah, tá bem. já sei. Grécia!
- hmm...não é a Grécia...
outra vez, um senhor disse Portugal quase à primeira, e depois acrescentou "Portugal, sei bem. Fica entre a Espanha e a França". (mas bem, agora que ninguém nos ouve, quando eu soube que vinha para a Argélia não sabia bem onde a Argélia ficava no norte de África, por isso...lol).
uma vez que dizemos Portugal, há toda uma série de coisas que as pessoas conhecem, geralmente, do nosso país: Figo, Cristiano Ronaldo (bien sur...), Madjer (o do golo de calcanhar, pois claro), Nani, e uma vez surpreenderam-me com um "Linda de Suza". Sabia lá eu quem era a senhora...Fui apanhado de surpresa! Abanei com a cabeça que sim, mas nem sabia de quem estávamos a falar! Mas, uma vez, fiquei mesmo surpreendido. Disse "Portugal", e recebi um "Vasco da Gama"! era um senhor que estava a vender livros na rua, tipo alfarrabista, e devia saber umas coisas. No geral, toda a gente gosta dos portugueses, aqui! =D

6 comentários:

  1. Fui ao google e escrevi "Linda de Sousa"...que foi o que me pareceu o "Linda de Suza" e adivinha o que me apareceu...O grupo musical da música Malhão Malhão!ahahaha!!

    ResponderEliminar
  2. E frequentemente, nunca descobri porquê, mas quando dizemos que somos portugueses eles perguntam . de GUimarães?
    Mas o nosso melhor cartão de visita são os jogadores de futebol.
    mãe I9
    8há muito que não passava por aqui.fui ver a minha filha e não vim de lá como fui.Infelizmente!mas agora que já estou um pouco melhor,prometo ser mais assídua.)

    ResponderEliminar
  3. Cada país tem hábitos muito diferentes dos outros. Nem sempre os percebemos e compreendemos mas temos de os respeitar.
    E eu pergunto.,:há algum sítio por onde nenhum português nunca tenha passado?
    O nosso melhor cartão de visita é o futebol, sem dúvida nenhuma.
    Para as pessoas dessa zona do mundo, POrtugal não faz parte dos circuitos turísticos. ...Portugal e não só....
    mãe I9

    ResponderEliminar
  4. espero que esteja recuperada do que quer que lhe tenha acontecido lá por terras do Paris da França.
    aqui pelo Paris da África, por acaso, nunca me peruntaram se era de Guimarães. normalmente é Lisboa, ou Porto. depois eu digo "não não, Guarda, uma cidade no Norte". e eles ficam tristes, como se "Guarda" não contasse e automaticamente eu deixasse de ser português! xD

    ResponderEliminar
  5. Não Paulo.Infelizmente a aparatosa queda que dei, da qual resultaram a luxação do ombro(com direito a anestesia e tudo)e 3 semanas com o braço imobilizado e 2 fissuras na bacia, hematomas nas pernas e numa mão,fez com que metade to tempo previsto para passeio fosse passado de cama.Ainda hoje e já lá vai mais de 1 mês continuo com dores quando ando um pouco mais.(e é mesmo este o meu estado normal diário).Para não falar que desde a queda apenas me posso deitar de costas.Horroroso!Só ando de canadianas e mal.Sei que tenho largos meses de recuperação pela frente.Mas ao menos que recuperasse...E isto tudo porque ao iniciar a descida da escada do metro veio de lá um apressado que me tocou de raspão e como eu ía com um pé a mudar de degrau, apanhou-me desamparada e zás:escada abaixo e cá com um estilo.Mesmo à grande e à francesa.

    ResponderEliminar
  6. fogo. que grande azar! o que interessa agora é que recupere! mas seja como for, ir a Paris arranjar um molho de brocas, é tramado.
    desejo-lhe rápidas melhoras! =)

    ResponderEliminar