terça-feira, 15 de junho de 2010

road trip - Oran


Oran. segunda cidade da Argélia. a uns 350km de Argel, é também uma cidade costeira.
um dia, o J. perguntou-me se queria ir a Oran, porque o(utro) J. ia lá visitar uns familiares. disse logo que sim! fizemos a viagem de carro, tive o primeiro contacto com a paisagem montanhosa da Argélia (que é brutal, diga-se!), vi coisas próprias dos hábitos e costumes desta malta, como carregar carros, carrinhas e carroças até não dar mais; manobras impossíveis, que são um misto de audácia, falta de respeito, estupidez, pouca educação...4 horas (mais ou menos), depois, estávamos em Oran.


o cunhado do J. acompanhou-nos toda a tarde, levou-nos a um daqueles restaurantes onde se paga uns 2 euros por um prato, bebida e café, arranjou um clandestino (pessoa que não trabalha, mas faz uns biscates como taxista), para nos levar a ver as vistas, e ainda chamou um amigo para ir conosco também. "assim, eu tou contigo e o meu amigo com o teu amigo, e ninguém vos faz mal, não se preocupem!". obrigado, amigo! fico mais descansado por saber que eventualmente nos poderiam fazer alguma coisa se não estivesses conosco! vimos as vistas, ninguém nos fez mal (comprovou-se a teoria do nosso amigo!), acabámos a tarde a beber um thé maison, descontraídos e relaxados.


apesar de estarmos hospedados num hotel, a família do nosso amigo convidou-nos para jantar com eles. pitéu argelino à maneira, gente simpática, impecável!


o dia seguinte foi acordar e regressar a Argel. foi uma visita de médico, mas que deu para conhecer mais um cantinho da Argélia. não sei se foi por a visita ter sido de médico, mas Oran não me cativou muito. muita coisa ficou por ver, como as praias (que dizem que são das melhores da costa argelina), pode ser que numa próxima vez mude a minha opinião.








































2 comentários:

  1. Parece ser grande e não ser má de todo. SE calhar, com um pouco mais de tempo e a opinião seria outra.
    mãe i9

    ResponderEliminar
  2. é grande, é! =)
    má má não é, se calhar eu apanhei-a num dia mau. porque mesmo as cidades têm os seus dias menos bons! ;) eheh.

    ResponderEliminar