sábado, 16 de janeiro de 2010

quinta-feira

na quinta-feira, decidi ir com a L. experimentar um dos restaurantes que vinham no roteiro gastronómico do nosso querido amigo Paulo (colega C13 que também esteve em Argel), que preparou um belo documento sobre a vida gastrómica de Alger. o dito restaurente chama-se La Brasserie. fica perto da Grand Poste, em frente ao edifício da Universidade. disse-nos o nosso amigo A. que foi ali que as grandes ideias da revolta dos estudantes foram "fabricadas". depois era só atravessar o passeio e pôr as ideias em prática, ainda fresquinhas! como sítio histórico que é...é um bocadinho mais caro que o habitual, mas vale a pena. não comi a especialidade, que parece que é o bife de pimenta, mas comi outra coisa que andava à procura desde que cheguei: o couscous! uma taçona de couscous, acompanhada de uns grande bocados de cabrito e frango, e mais uma taçona com uma molhenga que tinha cenoura cozida, e mais coisas (lol). aquilo uma dose chegava para dois na boa! mas eu não sabia...



no mesmo dia, à tarde, tivémos notícias dos nossos colegas "argelinos", que chegaram dois dias depois de nós. ou melhor, tivémos boas notícias! porque notícias já temos desde que chegaram. mas desta vez era para dizer que estavam a pensar vir ter conosco passar a noite! "claro que sim, venham daí!!". e tratámos de apetrechar a casa com algumas coisas acolhedoras para os nossos queridos amigos



e pela cara que fizeram, acho que gostaram da recepção em tons de verde, frescura e gás. batata frita tipo pringles a acompanhar, e depois uma bela jantarada à maneira argelina. a ideia era ir espalhar a magia tuga para a noite argelina, mas acabámos por ficar só no paleio. há que dar tempo a estes meninos para se prepararem para o que aí vem!
(em relação à fotografia das verdinhas, quando me diziam "ah, porque na argélia não há álcool, porque não se vendem bebidas, porque lá blá blá blá"...tinham razão! eu é que tive a sorte de encontrar uma árvore que dá heineken's no quintal atrás de casa...)
agora que a equipa tuga na argélia está quase montada, vamos entrar em pré-época para grandes campeonatos. em breve haverá notícias, e poderão acompanhar os jogos num computador perto de vocês!

ainda neste dia de quinta-feira, a argélia jogou com o malawi (que me perdoem as gentes do país se o nome estiver mal escrito, mas não me apetece mesmo ir ao google ver como se escreve), um jogo a contar para a taça das confederações africanas (os amantes do futebol que me perdoem se não for este o nome, mas...é a falta de vontade), e ganhou 1-0. ora...eu nem sei bem como descrever o ambiente, mas pela festa que se fez, poderia muito bem pensar que já tinham ganho o campeonato! ele era carros a apitar, gentes de fora dos carros com bandeiras, cachecóis, apitos, lençinhos, era o que vinha à mão! este povo vibra realmente com esta coisa do futebol da selecção! se foi assim por um jogo, quero ver se passam de grupo, e por aí fora. e o mundial...ai quando for o mundial! (alguém me disse hoje que quando a argélia se apurou para o mundial, houve 5 dias seguidos de festa! haja alegria! one, two, three, viva l'algérie).

Sem comentários:

Enviar um comentário