segunda-feira, 19 de abril de 2010

impressões #16

- há dias falaram-me de um ritual bastante "interessante" que existe por aqui. carinhosamente, vou-lhe chamar "ritual do cabaret". portanto...nos cabarets, nas boîtes, nestes sítios da má vida (lol), existe, ao que parece, um ritual que consiste no seguinte: está uma pista cheia de pessoas a dançar, e de repente entra um gajo. passarão de asa aberta, a dançar como manda a lei. enquanto dança, começa a deitar notas de 1000 dinares (+- 10 euros), para o chão, e deita as que lhe parecer bem deitar, na altura. ao contrário do que eu pensei, quando me falaram do ritual, não há uma luta sangrenta para ver quem fica com mais notas. as pessoas começam, calma e civilizadamente, a abandonar a pista. e o passarão de asa longa (e aberta), fica na pista, a dançar com a rapariga que escolher. ou as raparigas, depende do peito do passarão. quando a música acaba (ou quando ele se farta, não percebi bem), abandona a pista com as passarinhas. os seguranças do espaço chegam logo se seguida, recolhem as notas e levam-nas directamente para os cofres do sítio. as pessoas tornam a encher a pista, até que um outro passarão se lembre de vir espalhar magia (leia-se, notas de 1000 dinares).

coisas de Portugal na Argélia:
- há dias, numa deslocação a um gabinete, para recolher informação para um trabalho, chamaram alguém do escritório onde estávamos, para fazer uma pergunta sobre um assuntos específico. a pessoa entra na sala com um casaco de fato-de-treino vestido. ri-me logo para dentro, porque ir trabalhar com um casaco de fato-de-treino vestido...enfim. depois vi que o casaco era da selecção de Portugal. só podia ser um bom presságio!
- num fim-de-semana que fui passear até Oran, uma cidade aqui "ao lado" de Argel, aconteceu quase a mesma coisa. Fomos visitar um forte espanhol, e no meio dos visitantes, lá andava um puto com uma t-shirt da selecção de Portugal. outras vezes, vêem-se os Ronaldos argelinos, a jogar à bola de pé descalço.
- uma vez, numa mercearia, um gajo perguntou-me se era português. disse que sim. "ah, logo vi, pela língua que estás a falar!" respondi-lhe "pois...". "sabes...a minha avó era portuguesa! é um grande prazer para mim encontrar um português aqui em Argel!". por acaso não sabia de onde era a avó dele, mas entretanto ligou-me a dizer "era da Madeira. conheces?".
- esta malta é muito curiosa, e quando ouvem alguém a falar "esquisito", começam logo a mandar bitaites sobre a nossa nacionalidade. russos, espanhóis, italianos, alemães, às vezes ingleses, somos de todo o mundo, vá! um dia apercebi-me que eles têm muita dificuldade em saber onde fica Portugal (a maior parte, pelo menos), e comecei a fazer um "jogo". em vez de dizer de onde sou, dou pistas. os diálogos são hilariantes!
- Rússia?
- não! ui...o meu país é bastante longe da Rússia!
- ai sim? onde é?
- diz-me tu de onde achas que sou.
- Itália?
- não.
- Alemanha?
- não.
- Espanha?
- não. mas é ao lado da Espanha!
- França! é isso! França, já sei!
- não...é do outro lado da Espanha.
- ah, tá bem. já sei. Grécia!
- hmm...não é a Grécia...
outra vez, um senhor disse Portugal quase à primeira, e depois acrescentou "Portugal, sei bem. Fica entre a Espanha e a França". (mas bem, agora que ninguém nos ouve, quando eu soube que vinha para a Argélia não sabia bem onde a Argélia ficava no norte de África, por isso...lol).
uma vez que dizemos Portugal, há toda uma série de coisas que as pessoas conhecem, geralmente, do nosso país: Figo, Cristiano Ronaldo (bien sur...), Madjer (o do golo de calcanhar, pois claro), Nani, e uma vez surpreenderam-me com um "Linda de Suza". Sabia lá eu quem era a senhora...Fui apanhado de surpresa! Abanei com a cabeça que sim, mas nem sabia de quem estávamos a falar! Mas, uma vez, fiquei mesmo surpreendido. Disse "Portugal", e recebi um "Vasco da Gama"! era um senhor que estava a vender livros na rua, tipo alfarrabista, e devia saber umas coisas. No geral, toda a gente gosta dos portugueses, aqui! =D

argélia #106


segunda-feira, 12 de abril de 2010

argélia e manu chao

gosto muito de o ouvir. depois de ter vindo para a Argélia, reparei que numa música ele dizia quaqluer coisa "algeriano", e há dias reparei que há uma música dedicada à Argélia. Sem dúvida que se não estivesse aqui, possivelmente nem ia reparar nisso, nem ia ligar nenhuma à música sobre a Argélia. mas como estou cá...


- letra em árabe -

denia denia......
denia denia......

masskina aljazair
laylayla laylayla
kolachi lazem
denia tasskonha aljazair
denia tasskonha aynik
denia tasskonha alkadba
masskina aljazair
kalbi adrab min chafek
masskina aljazair
masskina aljazair
denia tasskonha acharre
denia tasskonha alile
masskina aljazair

denia tasskonha aynik
-ll- alkadba
-ll- hbile nasse
-ll- charta
-ll- charre
-ll- njoume
-ll- choore
-ll- li bakat loilida
-ll- hbile nasse
masskina aljazair


- letra em inglês -

Poor Algeria
Life beats in the rhythm of your dismay
Life itself is a lie
My heart aches to watch you
Poor Algeria
Life through your eyes
Life as lie
Life swarming with police
Life soaked with
mothers' tears
Life racked with madness
Poor Algeria

Who really cares
in America about
what�s happening in Algeria?
Who really knows??

argélia #99


Argélia - Le Sud

Com esta viagem começei a disfrutar, realmente, da minha estadia na Argélia. O destino foi Tamanrasset, no Sul do país. A viagem incluiu uma passagem pelo deserto (que nesta zona não é de dunas, mas sim de pedras, rochas e calhaus), uma banhoca num óasis quase a 2000 metros de altitude (Afilal), e a subida ao Asskrem, um dos pontos mais altos da Argélia, com quase 3000 metros de altitude.
Como normalmente as imagens falam mais que as palavras, aqui estão elas.