sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

argélia...nous sommes déjà arrivés!



e foi assim que também nós (eu a L.), aos 6 de janeiro de 2010, por essas 13 horas e qualquer coisa, CHEGÁMOS! =D

primeiro lisboa, às 5 da manhã (obrigado jaime, leo, césar e irmã laura, pelo acompanhamento ao aeroporto e uma despedida como manda a lei, sem lágrimas!), depois madrid, e por fim, Alger!

depois de umas formalidades no aeroporto, relacionadas com o visto, explicar em francês que não temos visto porque isto e porque aquilo, saímos em direcção ao desconhecido, e , mesmo à maneira dos filmes, tínhamos à nossa espera o senhor Abedellah, o colaborador local da parque expo em Alger, com um cartão na mão que dizia "estou à espera das duas pessoas charmosas que vêm de portugal!" ná...dizia só "parque expo". lol.

depois deste bocadinho que já passámos em Alger, posso dizer que...já passeámos, já comemos coisas de cá, já vimos gentes de cá, já interagimos com as gentes de cá, já conhecemos o sítio onde vamos trabalhar, já temos casa, já temos internet...sim, só passaram dois dias! agora é multiplicar isto vezes seis meses, e já posso ter uma ideia de como será no final. eheh.
primeiras impressões:
-quando chegámos, fomos a um bar do aeroporto comer uma bucha, e no bar estavam mais chineses que argelinos...wow!
-isto é muito diferente, obviamente. mas é fixe! =D
-por causa da argélia estar apurada para o mundial de 2010, parece que estou em portugal, por causa das bandeiras nas janelas, bandeirinhas nos carros, etc etc, aquando do euro2004.
-o trânsito é caótico, mas incrivelmente, toda a gente se entende, e não há tantas buzinadelas como em portugal!
-se por um lado ninguém pára nas passadeiras, por outro os peões mandam-se à estrada na boa, como se os carros tivessem obrigação de parar para o peão passar. e, mais uma vez, incrivelmente, os carros páram! xD
-já bebi uma cerveja bem fresquinha num restaurante, por isso o mito "na argélia não se bebe" está DESFEITO! (é preciso é procurar os sítios onde existe cerveja! pas de problème!)
-ainda hoje jantei num restaurante onde havia raparigas bem produzidas e a fumar, por isso o mito "na argélia as miúdas andam todas tapadas e blá blá blá", está DESFEITO!
-estas gentes conseguem, na mesma frase, utilizar o francês, o árabe e outro dialecto argelino. muitos portugueses só falam português, e mal...
-também há tunning na argélia...=/
-há carros podres, e depois há os topos de gama e os que estão na moda. não é como se estes meninos tivessem parado no tempo! eles tratam-se bem!
-hoje...em argel...vi pela primeira vez uma limusina hummer! na argélia, o tal país que se diz ser pobre, miserável, etc etc etc. (estava na zona fina, é verdade, mas mesmo assim...)
-tem estado um tempo porreiro, mas hoje à noite esteve de chuva e vento. mais um mito desfeito. o mito do "vais prá áfrica e é só calor e sol!"
-um maço de tabaco L&M custa 110 dinares (+- 1.10 euros)
amanhã (ou hoje, que já são 4 da manhã), é sexta-feira, o dia de descanso aqui (equivalente ao nosso domingo). pára tudo, não se trabalha, de maneiras que vamos aproveitar para passear. fotografias, filmes e afins, espero poder disponibilizar qualquer coisa da próxima vez que passar aqui.
au revoir, mes amis!

5 comentários:

  1. Maluco! Levaste a chuva ctg! Ainda bem ahahah! Viste a mensagem q te mandei pelo facebook? Espero q sim, beijinhos, boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Ola Paulinho =)
    Ainda mal começaste a trabalhar e apanhaste logo o dia de "folga" daí xD
    Até ja viste umas miudas e tudo =P
    Como é o sitio onde estás a viver?
    E a empresa ai? como é? estás a gostar? (sim ainda é cedo mas já há primeiras impressões)
    Gostaste da comida? ingredientes? sabor?
    E a cerveja? melhor ou pior do k a nossa sagres?
    Beijinhos e abraços, juizinho ;)
    Xana e PP

    ResponderEliminar
  3. ui tanta pergunta!
    o sítio onde tou a viver é fixe. logo faço um post! ;)
    a empresa é tranquila. somos 4, ao todo. ha lugares para todos, mas o pc que a empresa me mandou já está avariado. damn! =\
    comida...come-se muito, aqui! as entradas são em si autenticos pratos, depois vem o prato, sempre em grandes quantidades, depois sobremesa, café e chá! ah, e o pão é à borla, tá sempre a vir!
    a cerveja...bebe-se. lol. nem melhor nem pior. diferente. lol. ;)
    beijinho e abraço! =D

    ResponderEliminar
  4. Viva! Procura o restaurante "L'auberge du moulin" em Cheraga, Alger e exprimenta o Steak au poivre. Junto do ministério dos negócios estrangeiros, em frente ao stand da Audi, consegues comprar Super Bock e vinhos Portugueses. Se estiverem esgotados, compra locais. Melhor vinho da Argélia, o Coté de Médéa de cápsula dourada.

    ResponderEliminar
  5. ora boas!
    muito obrigado pelas dicas! =D
    já estiveste em alger, foi? como é que conheces estes spots todos?

    cumprimentos!

    ResponderEliminar